Durante todo esse período da pandemia de Sars-CoV-2 (Covid-19), muitas questões em relação à medicação, profilaxia, vacinas e cuidados foram levantados e questionados.
A Vigilância informa que continua, ainda, em um caminho com poucas respostas, mas é possível visualizar atitudes positivas e que devem ser mantidas pela população em geral, bem como por todas as instituições.
Atitudes importantes, para evitar a propagação do vírus, como lavagem das mãos, uso de máscara e distanciamento são medidas de controle que permanecem fortemente no nosso dia a dia. Medidas que não devem ser abandonadas até que se tenham outras que as substituam e minimizem os riscos de contaminação.
É possível que com as mudanças de bandeiras no nosso Município e no Estado, com a reabertura de serviços, escolas, e outros, tenhamos uma falsa sensação de que estamos seguros e de que o vírus foi embora de nosso meio, contudo esse é um pensamento errado, o vírus esta aí, continua provocando vítimas, contaminando pessoas e adoecendo outras.
As internações hoje estão em menor quantidade, mas ocorrem diariamente. A letalidade está um pouco menor, mas as pessoas continuam contraindo as formas graves da COVID-19.
A vigilância informa que registros diariamente de casos positivos que são notificados e esses, na grande maioria, apresentaram sintomas leves. Não há meios de testar a população em massa para saber em que situação está o contágio.
É preciso relatar e solicitar que todos devem permanecer com seus cuidados, já que estamos entrando em um momento de aumento de circulação de pessoas nas ruas.
Manter o uso de máscara e evitar aglomerações é fundamental para que possamos controlar o número de casos e óbitos estáveis e dentro de uma capacidade de atendimento, que possibilite o funcionamento das atividades econômicas de modo equilibrado com a saúde e de forma segura para a população.
No quadro exposto, é mostrado os casos de RT PCR para COVID-19 conforme data de início de sintomas, contando a partir do primeiro caso em abril de 2020, houve um pico de casos em agosto (20/08), com um leve queda em setembro, mas podemos observar que não há ainda uma diminuição significativa de casos diários, isso demonstra que permanecemos dentro da curva de contágio. Sendo que nos últimos dias a curva retornou com aumento de casos.
A Vigilância em Saúde acredita que uma população consciente e orientada sobre seus risco e cuidados, pode mudar o curso da doença e evitar o retorno de um grande número de casos. Reforçamos os cuidados, use máscara, evite aglomerações, mantenha distância de no mínimo dois metros entre as pessoas e lave as mãos sempre que possível.
Informações: Acom