
A precipitação mais volumosa deve ocorrer na madrugada e manhã, com tendência de diminuição no decorrer da tarde. As pancadas serão acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h. Contudo, segundo a Climatempo, os efeitos devem ser menos intensos do que os fenômenos do tipo registrados no Estado recentemente.
Os maiores volumes de chuva serão registrado no Sul do Estado. Em São Lourenço do Sul, estão previstos 69mm, o que equivale a 58% da média para o mês. Já em Arambaré, serão 55mm, o que representa 42% da precipitação esperada para julho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, válido nesta quarta-feira, para risco de temporal no Sul, na Campanha, no Litoral Sul e em parte da Região Central e Fronteira Oeste. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A Marinha do Brasil emitiu três avisos de mau tempo, sinalizando para a possibilidade de ressaca entre Rio Grande e Mostardas, no litoral sul do Estado, e para o vento forte no mar entre o Chuí e Florianópolis, em Santa Catarina. Os avisos são válidos até a próxima sexta-feira (28).
As temperaturas seguem mais altas pela influência do vento quente que vem do norte do Brasil, porém, a tendência é que após a passagem do ciclone volte a esfriar. A mínima de quarta-feira, 5 °C, ocorreu em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima vai ser registrada no Norte com 28°C. No Vale do Caí, os termômetros variam entre 16°C e 20°C.
Na quinta-feira (27), a instabilidade diminui e o tempo volta a ficar firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Há previsão de pancadas de chuva apenas na Serra e no Norte. Nas demais áreas gaúchas, o dia será marcado por sol entre nuvens. A temperatura diminui em comparação com o dia anterior.
A mínima está prevista para a Região Central e Sul com 2°C. A máxima de 24°C ocorre no Norte. No Vale do Caí, a variação térmica fica entre 10°C e 17°C.
Fonte: Climatempo















