“Eu saí da Prefeitura, mas a Prefeitura não saiu de mim”. A frase resume a ligação de Silvana Schons com o serviço público. Agora, após um hiato de pouco mais de um ano, ela interrompe a aposentadoria e volta para o mesmo cargo que ocupava até fevereiro de 2020: a chefia da Vigilância em Saúde.
Nutricionista e sanitarista, especialista em saúde pública, Silvana trabalhou na Prefeitura de Montenegro por 33 anos, sendo 18 na Vigilância. Como chefe do serviço, foram cinco anos.
No começo do ano passado, chegou a hora da aposentadoria e de um merecido descanso, após mais de três décadas de dedicação ao trabalho. Entretanto, a paixão pela atuação na área da saúde não diminuiu e a saudade dos colegas e das atividades na Vigilância foi aumentando.
“Por uma coincidência, acabei me aposentando justamente no período da pandemia. E isso me fez ter muita vontade de retornar, de fazer algo pela comunidade, não apenas assistindo tudo de forma passiva”, conta Silvana.
Essa foi uma das razões que a fizeram aceitar o convite do prefeito Gustavo Zanatta para retornar à chefia da Vigilância em Saúde, desde o começo desta semana.
“Neste um ano, o trabalho seguiu muito bem feito pelos servidores. Só estou voltando porque quero ajudar ainda mais”, conclui Silvana. A educação é uma das bandeiras pela qual Silvana Schons sempre lutou e uma das metas para este novo período na carreira é desenvolver programas para auxiliar no combate à Covid-19.
“Saúde é dever do Estado, mas não exime o cidadão do seu papel”, conclui a chefe da Vigilância.
Informações: Acom