A Administração Municipal acaba de encaminhar, para a Câmara de Vereadores, projeto de lei abrindo crédito especial para realização de obras na RSC-287, no perímetro urbano de Montenegro.
As melhorias são fruto de um convênio com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Consistem na remodelação de um quilômetro das vias laterais e na execução de rótulas nos acessos aos bairros Santo Antônio, na altura da Rua Coronel Antônio Inácio; e Panorama, junto à Ramiro Barcelos.
O valor a ser investido é de R$ 6 milhões e corresponde à Etapa 1 de um projeto mais amplo, prevendo intervenções entre a Comauto e o antigo Frigonal. O custo estimado inicialmente era de R$ 2,8 milhões, mas teve de ser atualizado pelo aumento dos preços nos materiais a serem empregados e em adaptações propostas pela EGR.
A ideia de realizar a obra em etapas ganhou corpo depois que a estudante de Engenharia Nicole Streit apresentou um projeto alternativo, que foi o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na faculdade.
Contudo, após nova análise, a EGR propôs modificações, o que elevou os valores.
O prefeito Gustavo Zanatta explica que o projeto integral, na verdade, prevê praticamente a duplicação da rodovia entre os quilômetros 19 e 26.
Inicialmente, ocorrerão intervenções entre os quilômetros 22 e 23, contemplando as rotatórias. “Esta Etapa contempla ainda a recuperação da pista existente, a construção de duas pistas laterais paralelas à pista principal para acesso direto aos bairros, solução para a drenagem pluvial local, adequação da sinalização de trânsito horizontal e vertical”, ressalta.
Agora cabe à Câmara de Vereadores analisar a proposta e se posicionar. Se a matéria for aprovada, inicia o processo de licitação. O valor a ser aplicado é o superávit orçamentário de 2020.
Informações: Acom