José Fortunati (PTB) está fora da disputa pela prefeitura de Porto Alegre. O ex-prefeito anunciou a renúncia durante live no Facebook, na manhã desta quarta-feira (11), dois dias depois de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ter indeferido a candidatura do vice da chapa, André Cecchini (Patriota).
Durante o pronunciamento, que levou cerca de 20 minutos e foi feito a partir da produtora onde gravava os programas eleitorais, o candidato trabalhista voltou a criticar a decisão do TRE e leu documentos sobre o prazo de julgamento de recursos e o acolhimento da candidatura de Cecchini.
Na semana passada, o Ibope indicava Fortunati como o mais competitivo candidato em um eventual segundo turno contra Manuela D’Ávila (PCdoB), que lidera as pesquisas de intenção de voto.
A perspectiva fez com que, no começo da semana, a campanha do ex-prefeito adotasse um tom mais assertivo, colocando-o como “única opção” capaz de vencer Manuela no segundo turno.
Fortunati seguirá com propagandas de rádio e TV até a data limite, na quinta-feira (12). Programas específicos serão gravados para explicar aos eleitores a decisão de abandonar o pleito.