NOTA OFICIAL UNIMED VALE DO CAÍ
Confirmação de caso de coronavírus
A Secretaria Municipal de Saúde de Harmonia informa que deu positivo para Covid-19 a contraprova do exame feito no paciente de Harmonia internado desde o dia 30 no Hospital da Unimed, em Montenegro. O resultado foi informado nesta segunda-feira (6), pela Vigilância de Saúde de Montenegro à Secretaria Municipal de Saúde harmoniense.
O paciente, um motorista de 46 anos, segue na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Seu caso é considerado grave, mas estável e o resultado era esperado devido ao avanço rápido do quadro nos dois dias entre o primeiro atendimento e a internação, na cidade de Iraí (no Alto Uruguai), e sua chegada ao Vale do Caí, em uma ambulância providenciada pela Prefeitura harmoniense.
A Secretaria de Saúde segue monitorando o caso, auxiliando onde puder, e prossegue acompanhando os familiares do paciente, bem como as pessoas que tiveram contato com ele – que continuam com a quarentena preventiva por 14 dias, medida indicada para essa situação.
A Secretaria tranquiliza os harmonienses, destacando que todas as providências foram tomadas com agilidade com relação a esse caso, e que seguem com força os trabalhos no sentido de garantir logística e estrutura de equipamentos e pessoal para proteger a população. No entanto, cabe reforçar que todos os harmonienses precisam continuar atentos ao compromisso de cada um com as medidas de prevenção e distanciamento social.
O que quer dizer permanecer em casa sempre que possível, manter a distância de no mínimo 1,5 metro de outras pessoas quando estiver na rua ou em algum estabelecimento, lavar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel e outras, conforme veiculado nos canais de comunicação da Prefeitura e por toda a imprensa.
Em caso de sintomas respiratórios, a Saúde local tem uma Central de Triagem especial, com profissionais designados especialmente para esse atendimento. O espaço funciona no Centro Municipal de Saúde, de segundas as quintas-feiras, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 20 horas; nas sextas-feiras das 8 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas, e aos sábados, das 8 horas às 11h30.
E, em caso de dúvidas, há ainda o telefone (51) 99679-4746, que atende das 8 às 22 horas.