Um ventilador pulmonar projetado pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, será produzido no Brasil para contribuir no enfrentamento à Covid-19.
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, está financiando o desenvolvimento em escala do aparelho.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez a homologação para fabricação desses respiradores pela empresa brasileira Russer, no interior paulista.
As adaptações às normas brasileiras são feitas na Unidade Embrapii – Senai Cimatec em Salvador, na Bahia.
A Embrapii entrou com financiamento para adaptação do produto com R$ 530 mil reais . O primeiro lote produzido será de 300 ventiladores pulmonares ao custo unitário de R$ 59 mil reais
A Nasa fez uma chamada pública para licenciar a tecnologia dos ventiladores pulmonares que atraiu 331 empresas de diversos países e 30 do Brasil.
Do total, 28 foram selecionadas, sendo duas brasileiras, a Russer e o Senai-Cimatec, que é uma das unidades Embrapii.
A agência espacial liberou a patente durante a onda de infecção pelo novo coronavírus, dispensando o pagamento de royalties.
O aparelho, batizado de Vital é o primeiro a ser homologado no mundo.
Informações: Rede Nacional de Rádio, EBC