Essa apreensão representou um prejuízo estimado em 1 milhão de reais às organizações criminosas. Na tarde desta terça-feira (30), em Portão, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carro roubado com quase uma tonelada de maconha.
O traficante foi preso após intensa perseguição. Em uma ação com a participação do serviço de inteligência da PRF, os policiais realizavam o patrulhamento na BR 470, em Salvador do Sul, quando identificaram um Compass que estaria sendo utilizado por uma organização criminosa.
Tão logo o condutor percebeu a presença da viatura, desviou para uma estrada de terra e iniciou uma fuga em alta velocidade. A equipe seguiu no encalço do fugitivo enquanto outras equipes passaram a realizar o cerco na região.
Somente após 40 km de acompanhamento, já em Portão, foi possível abordar o carro. O motorista, que estava sozinho, foi preso. Depois de uma vistoria minuciosa, os PRFs descobriram que o automóvel estava utilizando placas clonadas, já que havia sido roubado em novembro do ano passado em Sapiranga.
Na ocasião, a proprietária foi assaltada e sequestrada por dois criminosos armados, que a abandonaram em Novo Hamburgo após rodar com ela pela região metropolitana.
No carro, sobre os bancos e no porta-malas, havia grande quantidade de maconha, totalizando aproximadamente 800 quilos, o suficiente para a produção de quase dois milhões de cigarros para consumo.
O traficante, já com passagem no sistema prisional, e antecedentes por receptação, ameaça e posse de droga, foi preso e conduzido para a delegacia. Ele disse que foi pago para trazer a maconha para a região metropolitana de Porto Alegre.
A droga foi apreendida e o carro será devolvido à proprietária.
Informações: PRF