As agências FGTAS/Sine estão oferecendo um total de 6.695 vagas de emprego em todo o estado do Rio Grande do Sul nesta semana, sendo 6.167 delas vagas permanentes e 501 temporárias. Além disso, há 325 vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
O setor industrial lidera em número de vagas permanentes, representando 42% do total, enquanto o setor de serviços apresenta mais oportunidades para vagas temporárias, representando 59%. Para os postos de trabalho permanentes, a boa notícia é que 75% das vagas não requerem experiência prévia e 301 delas não exigem escolaridade.
Quanto à remuneração, a maioria das oportunidades permanentes oferece salários de 2 a 3 salários mínimos, com 24% variando entre 1,5 e 2 salários mínimos. Na capital e Região Metropolitana, as agências FGTAS/Sine concentram 1.637 vagas em aberto, com o setor de serviços liderando novamente, representando 37% do total.
No caso dessas vagas, 69% não requerem experiência anterior, e 32% exigem Ensino Médio completo. Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas podem comparecer à Agência FGTAS/Sine mais próxima, com endereços disponíveis no site oficial da FGTAS (fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine).
É necessário levar um documento de identificação com CPF e foto. Após o cadastro no sistema, aqueles que possuírem um perfil profissional compatível com as vagas em aberto receberão uma carta de encaminhamento para participar dos processos seletivos.
A carta de encaminhamento também pode ser obtida através do aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Algumas agências se destacam pelo número de vagas permanentes oferecidas, como Parobé (153), São Leopoldo (147), Porto Alegre (144), Guaíba (134) e Nova Santa Rita (131).
Já as ocupações com maior quantidade de vagas permanentes em aberto incluem alimentador de linha de produção (179), vigilante (130), trabalhador polivalente da confecção de calçados (59), armazenista (55), vendedor de comércio varejista (51), ajudante de motorista (43), ajudante de lojas e mercados (37), operador de empilhadeira (36) e motorista de caminhão (34).
No segmento de vagas temporárias, algumas agências se destacam, como Nova Santa Rita (103), Santa Cruz do Sul (101), Rio Pardo (50), Charqueadas (50) e Porto Alegre (32). As ocupações com maior número de oportunidades temporárias são alimentador de linha de produção (181), auxiliar de logística (100), faxineiro (42), vendedor pracista (30) e eletricista de manutenção eletrônica (21).