O Gabinete de Crise (GC) de combate à Covid-19 de Montenegro irá enviar, ao grupo de trabalho do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, uma sugestão buscando o retorno de algumas atividades no município.
A ideia é uma flexibilização maior, para permanência em estabelecimentos de pessoas que já tenham se vacinado. A iniciativa surgiu na tarde desta terça-feira (11), em reunião semanal do grupo.
Na pauta, além de temas como fiscalização e vacinação, discutiu-se a possibilidade de aplicar a ideia dentro do município. De acordo com o coordenador do GC, Fabrício Coitinho, o documento será enviado ao Gabinete de Crise do RS para ver a possibilidade de adoção da medida.
“Vamos questionar as possibilidades e ver se é possível a realização destas ações na cidade”, enfatiza. O secretário comenta que a proposta está em desenvolvimento e que, se for aplicada futuramente, passará antes pela avaliação dos órgãos de saúde e governamentais.
“Trata-se de uma ideia. Nosso objetivo é ver se ela é aplicável ou não”, salienta Fabrício. A iniciativa leva em consideração o fato de já haver muitas pessoas imunizadas na cidade, especialmente entre os idosos e os profissionais da saúde.
Em tese, boa parte deste público estaria em condições de frequentar espaços abertos, cercado de cuidados e respeitando os protocolos de segurança. O encontro também discutiu o trabalho de fiscalização que acontece na cidade.
De acordo com relatos da Guarda Municipal e da Brigada Militar, após a reunião da semana passada, os comerciantes que estavam tendo problemas com aglomerações em seus estabelecimentos estão cooperando mais e auxiliando na dispersão do público.
No entanto, muitas pessoas ainda têm realizado encontros em locais públicos. A fiscalização dos órgãos municipais seguirá acontecendo durante a semana e o sábado e domingo para coibir esse tipo de atitude.
Informações: Acom