28 de outubro é o 301.º dia do ano no calendário gregoriano (302.º em anos bissextos). Faltam 64 para acabar o ano.
312 — Batalha da Ponte Mílvia: Constantino derrota Magêncio numa batalha onde se decidiria quem seria aclamado como primeiro Augusto pelo senado romano.
1420 — Pequim é oficialmente designada a capital da dinastia Ming quando a Cidade Proibida é concluída.
1492 — Cristóvão Colombo desembarca em Cuba em sua primeira viagem ao Novo Mundo.
1636 — A Colônia da Baía de Massachusetts vota para fundar uma faculdade de teologia, que mais tarde se tornaria a Universidade Harvard.
1746 — Um sismo destrói quase que totalmente a cidade de Lima, no Peru.
1886 — O presidente norte-americano Grover Cleveland inaugura a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. (FOTO)
1924 — Irrompe no Rio Grande do Sul o movimento tenentista, composto por jovens oficiais das Forças Armadas do Brasil.
1948 — Paul Müller recebe o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por sua descoberta das propriedades inseticidas do DDT.
1956 — Revolução Húngara: um cessar-fogo de fato entra em vigor entre revolucionários armados e tropas soviéticas, que começam a se retirar de Budapeste. Oficiais e instalações comunistas são atacados por revolucionários.
1962 — Crise dos mísseis de Cuba: o primeiro-ministro Nikita Khrushchov ordena a remoção dos mísseis soviéticos de Cuba.
1964 — Decretado estado de emergência no Sudão.
1971 — Prospero se torna o único satélite britânico a ser lançado por um foguete britânico.
1974 — Países árabes reconhecem representatividade da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
1978 — Inaugurada pelo presidente Geisel a Rodovia dos Bandeirantes, considerada a mais moderna e bem conservada estrada do Brasil.
1982 – A Fundação Oswaldo Cruz, localizada no Rio de Janeiro, anuncia a produção da vacina contra o sarampo no Brasil.
1995 – A inalação de um gás tóxico causa 289 mortes no metrô de Baku, capital do Azerbaijão.
1998 — O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que a seca na Amazônia é a maior em 118 anos.
2004 — Lançamento do iPod photo.
Datas comemorativas:
Dia Internacional da Animação
Dia do Servidor Público
Dia do Engenheiro Aeronáutico
Fundação do município de Ubatuba (Litoral Norte de São Paulo
Criação do município de Novo Horizonte, São Paulo
Criação do município de São Simão, São Paulo
Criação do município de Mirassol d’Oeste, Mato Grosso
Criação do município de Itaocara, Rio de Janeiro
Criação do município de Itaiópolis, Santa Catarina
Dia do Flamenguista
Nascimentos:
1933 — Garrincha, futebolista brasileiro (m. 1983).
1955 — Bill Gates, empresário estadunidense. Um dos fundadores da Microssoft
1964 – Romeu Zema, empresário e político brasileiro.
1967 – Julia Roberts, atriz estadunidense.
1969 – Ben Harper, músico estadunidense.
1969 – PJ, baixista brasileiro. Integrante da Jota Quest
1984 – Bruna Surfistinha, escritora brasileira.