A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, fará, neste final de semana, uma ação de controle vetorial no combate à Dengue em Montenegro.
A atividade será no bairro Timbaúva, iniciando pelas proximidades da Praça São Pedro. Agentes de combate a endemias percorrerão os quarteirões do bairro para orientar a comunidade sobre a prevenção e as ações que cada um deve tomar para coibir a proliferação do mosquito.
Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), registrou 5.390 casos suspeitos de Dengue e 3.014 casos confirmados.
O Estado teve quatro óbitos causados pela doença nos municípios de Erechim, Santa Cruz do Sul e Bom Retiro do Sul. De acordo com a chefe da Vigilância Sanitária, Silvana Schons, as mortes nestes dois últimos municípios preocupam, tendo em vista que são cidades relativamente próximas ao município.
“A Dengue ainda não chegou a Montenegro, mas precisamos tomar todos os cuidados para que isso não aconteça”, enfatiza. A cidade, assim como boa parte dos municípios do RS, possui, neste momento, infestação de Aedes aegypti, no entanto não há casos registrados.
São 33 focos positivos de Aedes neste ano. Segundo Silvana, é necessário orientar a população sobre as medidas preventivas. Ações como limpar e vedar bem a caixa d’água, eliminar qualquer tipo de água parada em potes e vasos de flores, assim como descartar o lixo de forma consciente, são fundamentais para a prevenção contra o Aedes aegypti.
Atitudes simples que fazem uma grande diferença para combater o vírus transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação de controle vetorial seguirá acontecendo no Timbaúva nos próximos finais de semana.
Após completar o serviço no local, a Vigilância Sanitária irá para outros bairros. Os agentes estarão identificados com uniforme e crachá para serem reconhecidos pela população.
Focos de Aedes em 2021 por bairros:
Centenário: 3
Centro: 4
Faxinal: 1
Germano Henke: 1
Industrial: 1
Municipal: 5
Panorama: 1
Porto dos Pereiras: 1
Rui Barbosa: 3
Santa Rita: 3
Santo Antônio : 2
São João: 4
São Paulo: 1
Senai: 2
Timbaúva: 1
Informações: Acom