Nesta quinta-feira (15), Montenegro apresenta 1134 casos positivos acumulados, sendo 855 casos recuperados, 259 casos em recuperação e 20 óbitos.
Triunfo registrou cinco novos casos, acumulando agora 460 já in fectados. Desses, 438 estão recuperados e 18 óbitos. Vale Real confirmou um novo caso, e apresenta 116 no acumulado, sendo que 11 estão recuperados e um óbito.
A região não registrou novos óbitos em decorrência do novo coronavírus desde a última sexta-feira (9) quando um idoso de 82 anos de Tupandi faleceu.
Desde o início da pandemia a região registrou 88 óbitos. Oito novos casos de Covid-19 foram registrados nesta quinta-feira (15) . No total, são 4.577 confirmados, desses, 4.803 estão considerados recuperados.
No Rio Grande do Sul:
No estado foram confirmados 218.835 casos, 5.282 óbitos, 206.687 pessoas já recuperadas e 6.836 pessoas em recuperação. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, somente um ainda não registrou qualquer caso de covid-19 desde o início da pandemia.
Com a confirmação, pelo governo do Estado, de uma pessoa infectada em Garruchos, no noroeste do Estado, restou Cerro Branco, na Região Central, como último exemplo de cidade ainda sem doentes por coronavírus.
A maior parte da população vive em zona rural e trabalha em plantações de tabaco — portanto, já vivia em distanciamento social antes da pandemia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a densidade populacional de Cerro Branco é de apenas 28 habitantes/km² .
Em Porto Alegre, por exemplo, a densidade é de 2.837 hab/km². A maior fonte de renda em Cerro Branco é a cultura do tabaco.
No Brasil:
Em território nacional foram confirmados 5.169.386 casos, 152.460 óbitos, 4.599.446 pessoas já recuperadas e 417.480.
O Ministério da Saúde já aderiu ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility). A adesão permite que o Brasil tenha, entre suas opções, pelo menos mais nove vacinas em desenvolvimento.
Desta forma, assim que concluída uma vacina de comprovada eficácia e segurança, o país poderá imunizar os grupos de risco da doença a partir de 2021.
O Governo Federal já anunciou o investimento de R$ 2,5 bilhões para a entrada do país na Covax Facility, por meio da Medida Provisória No 1.004, de 24 de setembro de 2020.
“Este é mais um compromisso do governo brasileiro para salvar vidas. Estamos atuando em diversas frentes para alcançar, com agilidade e segurança, uma cura efetiva para a Covid-19”, destacou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
O Governo Federal segue em tratativas bilaterais para ofertar aos brasileiros a maior cobertura vacinal possível. A Covax não impede que os países participantes assinem acordos para adquirir vacinas contra a Covid-19 não contempladas em sua lista.
A Covax Facility é uma ação internacional coordenada prioritariamente pela Aliança Gavi, com o objetivo de promover a produção e o acesso global a um imunizante contra a Covid-19.
Caberá à Gavi negociar com os laboratórios fabricantes valores e prazos de entrega. A iniciativa é parte do ACT Accelerator, projeto de colaboração global coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para desenvolvimento, produção e acesso a testes, tratamentos e vacinas para a Covid-19.
No mundo:
Desde o início da pandemia foram confirmados ao todo 38.971.792 casos, 1.098.982 óbitos e 26.918.980 pessoas já recuperadas.
O filho mais novo do presidente Donald Trump , Barron, de 14 anos, contraiu o novo coronavírus este mês, ao mesmo tempo que seus pais estavam doentes.
O comunicado foi dado pela primeira-dama, Melania Trump, em um comunicado nesta quarta-feira (14). Quando o presidente foi diagnosticado com Covid-19 , seu médico havia dito que que seus filhos tinham resultado negativo.
Melania Trump afirmou que seu filho testou positivo um dia depois de dar negativo. Além de Trump, sua esposa e seu filho adolescente, cerca de 20 pessoas próximas ao presidente e três senadores republicanos deram positivo.
Muitos estavam em uma cerimônia no Rose Garden no final do mês passado para anunciar a nomeação da juíza Amy Coney Barrett para a Suprema Corte
Mais de 215 mil pessoas já morreram de Covid-19 nos Estados Unidos.
Informações: Acom, Secom-RS, Ministério da Saúde e OMS