Os vereadores aprovaram na noite de quinta-feira (19), por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo, concedendo título Cidadão Montenegrino ao empresário e ciclista Olirio Onesio Lima dos Santos.
Na exposição de motivos é destacado o trabalho e dedicação na área do comércio e a prática e incentivo do ciclismo no município de Montenegro. “Analisando sua rica biografia, detona-se uma pessoa que venceu na vida, tanto no esporte como profissão, e constituído sua família aqui, escolhendo Montenegro como seu lar”, completa Cristiano Braatz.
Olírio Onesio nasceu no dia primeiro de junho de 1949, em Triunfo. Filho de Dinarte Alves dos Santos e a proposta é do vereador Cristiano Braatz – Von que está se despedindo da Câmara.
Ele casou-se em 3 de outubro de 1970 com Irací Ferreira dos Santos com quem tem três filhos: Marco Aurélio dos Santos, Julio Cesar dos Santos e Alessandra dos Santos.
É avô de três netos: Rafaela Vianna dos Santos, Raul Vianna dos Santos e Luis Otávio Ehter. Olirio foi um dos percursores nas diversas modalidades ciclísticas em Montenegro e região, conquistando praticamente todos os títulos municipais desde o ano de 1966 a 1982.
No final do ano de 1968, tendo como o ciclismo como uma de suas paixões, e com um forte espírito empreendedor, começou a consertar bicicletas. Já em 9 de junho de 1974, formalizou a Oficina do Olirio, revenda autorizada das marcas Monark e Caloi.
Atualmente, ainda é proprietário da oficina ao lado dos filhos Marco e Julio. É um dos associados fundadores da Aciclomont (Associação Ciclística Montenegrina). A entrega do Título de Cidadão Montenegrino será realiza em Sessão Solene em data ainda a ser definida.
Informações: Câmara Municipal de Vereadores