Mesmo após o Dia “D”, a vacinação contra a Gripe em Montenegro ainda tem baixa adesão por parte da população. Na imunização dos grupos prioritários, apenas 27% da meta foi alcançada no município desde o dia 10 de abril, quando a campanha iniciou nacionalmente.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar da ampla divulgação nas mídias da Prefeitura e na imprensa, até agora foram aplicadas 6.387 doses, sendo que o público alvo é composto por 28.346 pessoas. De acordo com a chefe do setor de Imunizações, Nicole Ternes, para agravar a situação, o índice de internações está maior do que o esperado, de acordo com os anos anteriores. “No Dia D, a busca foi muito baixa e pedimos para que a população procure a imunização nos postos da cidade”, enfatiza a servidora.
Ela ainda destaca que a vacina contra a Covid-19, tanto a mono como a bivalente, não oferece proteção contra o vírus da Influenza. “Por isso, é importante que a população receba as duas vacinas”, salienta. A SMS segue buscando uma sensibilização da comunidade para que os integrantes dos grupos recebam as doses nos postos de saúde.
A vacinação da Gripe é importante para aumentar a imunização, impedindo a proliferação do vírus e coibindo o aumento da procura a unidades de saúde e hospitais. “Com a chegada das temperaturas mais baixas, a probabilidade de contrair a doença é maior”, lembra Nicole. A campanha está prevista para encerrar no dia 31 de maio.
A vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde da Família 1 (Germano Henke), 2 (Esperança), 4 (Santo Antônio), 5 (Centenário), 6 (sede da SMS) e 7 (UBS Centro) nos horários de cada posto. A USF 2 (Esperança) realiza imunização nas segundas e quartas-feiras. A imunização contra a Gripe também está sendo disponibilizada na Unidade Móvel da SMS. O veículo, que percorre o interior do município (localidades de Serra Velha, Santos Reis, Sobrado, entre outras). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3632-0138.
Grupos prioritários
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes (qualquer idade gestacional)
– Puérperas (até 45 dias após o parto)
– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
– Povos indígenas (toda a população indígena a partir dos 6 meses de idade)
– Professores do ensino básico e superior (Professores de creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e superior, de caráter público e privado)
– Trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade
– Forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais)
– Forças armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica)
– Pessoas com deficiência permanente (deficiência auto declarada)
– Caminhoneiros (motoristas) e Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (passageiros urbano e de longo curso)
– Trabalhadores Portuários (qualquer trabalhador, incluindo área administrativa)
Locais e horários de vacinação:
Horários
USF 1 Germano Henke – 8h às 11h30 / 13h30 às 16h
USF 2 Esperança – segundas e quartas – 8h30 às 12h / 13h às 16h
USF 4 Santo Antônio – 7h às 18h
USF 5 Centenário – 8h às 11h30 / 13h30 às 16h
UBS Centro – 7h30 às 17h30
SMS – 8h às 18h
Fonte: ACOM Montenegro