Uma virada no tempo vai provocar pancadas de chuva na maior parte das regiões do território gaúcho nesta quarta-feira (6), incluindo o Vale do Taquari, região fortemente afetada por enchentes e altas precipitações nos últimos dias. A precipitação deve começar entre a tarde e à noite.
De acordo com informações da Climatempo, a perspectiva é de que a chuva siga até o fim desta semana na região, principalmente nas cidades de Arroio do Meio, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Estrela, que foram as mais atingidas pela cheia do Rio Taquari. A região aliás, pode totalizar de 150mm a 300mm em apenas quatro dias.
Na Campanha, no Sul, no Litoral Sul e na Região Central, a chuva pode ter intensidade de moderada a forte, inclusive com raios. Na Região Metropolitana, no Vale do Caí e no Litoral Norte, o vento pode atingir até 70 km/h. Na Serra e no Norte, onde houve grande acumulado nos últimos dias, não chove, embora possam se verificar rajadas de vento de até 60 km/h. Porto Alegre deve ter sol ao longo da tarde, mas há chances de pancadas à noite.
Os maiores acumulados da quarta-feira, no Rio Grande do Sul, devem ocorrer na Fronteira Oeste. Além disso, há risco de temporal na região. Cidades como Alegrete, Barra do Quaraí, Garruchos, Uruguaiana e Itaqui vão registrar até 24 milímetros de chuva, o que representa até 30% da expectativa para o mês.
A temperatura mínima foi registrada no Sul com 2°C. Já a máxima, 27°C, ocorre no Norte. No Vale do Caí, os termômetros variam entre 9°C e 18°C.
As pancadas de chuva devem se intensificar na quinta-feira (7). Também há risco de temporal na Região Central, no Sul e na Fronteira Oeste. Nas demais áreas do Estado, a perspectiva é de que haja pancadas, mas entre períodos de sol. Apesar disso, pode haver chuva forte, alerta a Climatempo.
A mínima, 8°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima vai ser registrada no Norte com 30°C. No Vale do Caí, a temperatura fica entre 15°C e 21°C.
Fonte: Climatempo