Em meio a críticas do governo federal, que alega uma suposta falta de transparências nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral brasileiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta terça-feira (30), que os eleitores terão um tempo extra para conferir seus votos a cada cargo nas eleições gerais deste ano.
Assim, o equipamento eletrônico só vai confirmar cada voto após a espera de, pelo menos, um segundo. O mecanismo vai funcionar da seguinte maneira: primeiramente, o eleitor preenche os números. Em seguida, a urna piscará por um segundo.
Somente após esta etapa a máquina irá liberar o botão verde, “confirma”, e o vermelho, de “corrige”, para avançar para o próximo cargo. A cada uma das cinco confirmações, a urna dará uma bipada breve.
Ao fim, após a escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o som tradicional da urna, mais longo. A atualidade será explicada pela Corte Eleitoral nos próximos dias, em inserções no rádio e na televisão.
As emissoras de rádio e TV também veicularão vídeos do TSE esclarecendo sobre a ordem de votação, o caminho do voto até a contagem, e a proibição de levar o celular à cabine de votação.
Em 2022, são cinco cargos eleitorais em disputa: presidente, governador, senador, deputado federal e estadual (distrital, no caso de Brasília). Somente os dois primeiros são disputados em dois turnos.
Informações: Pleno News