Estudantes de três escolas da rede pública municipal foram selecionados para a Mostra de Ciências do Clube. Instituída pelo Clube de Ciências de Vassouras, no Rio de Janeiro, a mostra recebeu inscrições de instituições de todo o Brasil com o objetivo de promover a iniciação científica ao jovem, por meio da exposição de projetos.
A competição online, que conta com quatro modalidades diferentes, organizadas de acordo com o nível escolar, teve três instituições de Montenegro selecionadas. Os trabalhos escolhidos foram: “Por que os pássaros cantam?”, de Juliana Rosa Flach, Yasmin Rosa de Mello e Matheus Langhammer Kettermann (Escola de Educação Infantil Santo Antônio); “Minhocando”, de Aghata Schallenberger de Paula, Enzo Cornelius de Ávila e Helena Ertel Sartor (Escola Gente Miúda); e “Sempre fica um pouco de perfume”, de Erick Ost, Nicolas Schossler Gerhardt e Yasmin Gerhardt (Escola Mafalda Padilha).
Os trabalhos das escolas Santo Antônio e Gente Miúda foram classificados na categoria Mostra Infantil, que conta com alunos que vão da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Já o projeto da escola Mafalda Padilha foi classificado na categoria Mostra Jr. I, que abrange estudantes do 4º ao 6º do Fundamental. Esses trabalhos também participarão da Feira Municipal de Iniciação Científica (FEMIC) de Montenegro, que acontecerá, neste ano, de forma online.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, é muito gratificante ver alunos e professores se destacando em eventos fora da cidade. Ela ressalta que, além do fato dos alunos aprenderem mais com as mostras, o reconhecimento os motiva a continuar na pesquisa.
“Quanto mais os alunos estiverem engajados no estudo, mais fácil poderão se desenvolver dentro de sala de aula”, enfatiza a secretária.
Informações: Acom