Manter e firmar novas parcerias. Esse foi o intuito de uma reunião, ocorrida na manhã desta segunda-feira (18), envolvendo representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (PMEM).
Além de tratar dos fluxos já existentes, a direção da prisão propôs novas atividades para esse ano junto ao poder público. O encontro contou com a presença da secretária Cristina Reinheimer; da coordenadora da Atenção Básica, Andreia Coitinho da Costa; do diretor da Penitenciária Modulada, Edson Neves; do responsável administrativo, Marlo Carbonel; e da coordenadora técnica da instituição, Rosana Lucena.
Segundo Cristina, reuniões periódicas já ocorrem há algum tempo e existe um bom relacionamento. No encontro desta segunda, foi apresentada, para as servidoras da SMS, a linha de cuidado da Modulada em relação à Covid-19.
Segundo os representantes da casa prisional, apenas quatro casos foram contabilizados em todo o período da pandemia. Outro tema debatido foi a liberação de mais equipes de saúde para atendimento na PMEM.
Atualmente, há um grupo atuando no local e conta com um psiquiatra, um médico clínico, um enfermeiro, três técnicos em enfermagem, dois odontólogos e um auxiliar.
Outro já está cadastrado, mas ainda necessita de liberação por parte do Poder Judiciário. Conforme Cristina, a direção da Modulada também pediu apoio na logística para a eventual transfusão de sangue dos funcionários.
Por se tratar de uma proposta de ação conjunta, ainda não há definição sobre a dinâmica deste projeto. Para Cristina Reinheimer, a reunião entre as instituições foi muito produtiva para acertar detalhes dos projetos apresentados e dos que já existem.
“Acho que essa parceria terá um futuro muito promissor”, enfatiza a secretária.
Informações: Acom