A Secretaria Municipal da Saúde está chamando todas as pessoas dos grupos contemplados com a vacinação gratuita contra a gripe, que ainda não se imunizaram, para o Dia D, uma nova oportunidade.
Será neste sábado, com o objetivo de ampliar a cobertura que, por enquanto, está bem abaixo da meta, em 45,4% do público alvo. O fenômeno se repete no Estado, com o atingimento de apenas 45,2% das pessoas chamadas. Em nível nacional, o índice é ainda pior: 39,7%.
O atendimento ocorrerá em três postos e na Secretaria Municipal da Saúde, das 8h às 16h, sem intervalo. A enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações, ressalta que é preciso observar um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Gripe e a que protege da Covid-19.
Por isso, quem já fez uma ou as duas doses deve levar a carteirinha para conferência das datas.“É muito importante que todos aqueles que foram beneficiados com a gratuidade aproveitem esta chance. No inverno, a Gripe é muito comum e, em alguns casos, pode levar à morte”, reforça Nicole.
Os pais de crianças de até três anos que receberam a vacina pela primeira vez na vida e, por isso, devem ser imunizadas em duas etapas com intervalo de 30 dias, são convocados a garantir a complementação do esquema vacinal dos filhos.
Os postos de saúde que estarão abertos neste sábado são os da Germano Henke, no acesso ao bairro; da Industrial, na José Luiz; e do Centro, na Ramiro Barcelos; assim como a Secretaria da Saúde, na Rua Campos Netto.
Quem será vacinado contra a Gripe
– crianças de seis meses a menores de seis anos
– gestantes de qualquer idade gestacional
– puérperas (que tiveram bebês há até 45 dias)
– integrantes de povos indígenas de qualquer idade a partir dos seis meses
– trabalhadores da saúde em atividade (com comprovante de vínculo empregatício)
– idosos acima de 60 anos
– professores- pessoas com comorbidades
– deficientes permanentes
– caminhoneiros (comprovando que está vinculado a alguma empresa)- trabalhadores do transporte coletivo
– integrantes de forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional.
Informações: Acom