Em economia internacional, destaque para a reunião do Banco Central Europeu. A expectativa do mercado é de manutenção dos juros e dos demais programas, e de maiores esclarecimentos sobre o ritmo de compras do PEPP.
A promessa de compras no 2T em “passo significativamente maior que nos primeiros meses do ano” foi parcialmente cumprida. As compras até aceleraram, mas o vencimento de títulos foi grande em abril, então o efeito líquido foi marginalmente menor. A dúvida é se as compras se manterão mais fortes à frente;
**No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 2 de 2021, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, dando seguimento ao acordo para destravar o orçamento, e para a reedição dos programas emergenciais de crédito subsidiado para pequenas e médias empresas, o Pronampe e para apoio ao emprego formal, o BEm.
Vale lembrar que hoje é o prazo limite para o presidente decidir sobre sanção e vetos à peça aprovada pelo Congresso. É esperado que o Presidente vete parcialmente o texto, cortando R$ 10,5 bilhões de emendas parlamentares;
Quanto aos programas de estímulo, a ideia é que o BEm seja regulamentado por duas medidas provisórias. A primeira trataria da compensação do governo sobre a redução salarial dos trabalhadores.
Já a segunda, permitiria com que empresas negociem antecipação de férias com funcionários, concessão de férias coletivas, antecipação de feriados e flexibilização no pagamento das férias e na gestão dos bancos de horas.
O custo do programa é estimado em BRL 10 bi e esperado que afete cerca de 5 milhões de trabalhadores.
Informações: Clear Corretora