O calorão deve continuar marcando presença em todo o Rio Grande do Sul na quinta-feira (8). Isso ocorre devido a uma massa de ar seco e quente que tem influenciado nas condições climáticas do Estado. As temperaturas podem chegar a 40°C em algumas áreas. Na Fronteira Oeste, a umidade relativa do ar fica em níveis de alerta, abaixo de 20%. Nas outras regiões, os índices ficam abaixo de 30%. Apenas no Litoral os indicadores ficam normais, acima de 50%.
Um alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (7), válido até às 21h de sexta-feira (9), sinaliza sobre o perigo potencial causado pelo calor extremo em todo o Rio Grande do Sul. A mínima para o Estado hoje ocorreu em São José dos Ausentes, na Serra com 12°C. Já a máxima, 40°, é esperada no Norte e no Noroeste. No Vale do Caí a quinta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens, os termômetros variam de 18°C a 36°C.
De acordo com a Climatempo, ainda na quinta-feira há possibilidade de chuva forte e risco de temporais no Noroeste e na Fronteira Oeste. Na sexta-feira, há risco de temporais isolados na Fronteira Oeste, no Sul, no Noroeste e em alguns pontos da Região Central. Nas outras regiões, o sol e o calor terão predomínio. Na Fronteira Oeste, na Região Central, no Noroeste e no Norte, os termômetros podem chegar aos 41°C. Aqui sol com algumas nuvens e muito calor, os termômetros ficam entre 21°C e 39°C.
Fonte: Climatempo