Assim como ontem, o começo da semana será instável: a segunda-feira (14) será chuvosa e com risco de granizo no Rio Grande do Sul. A previsão da Climatempo indica temporais ao longo do dia e acumulados elevados no Estado. A chuva deve predominar de forma volumosa no Norte, Sul, Litoral Norte e em áreas que fazem fronteira com o Uruguai.
Além do granizo, a previsão alerta para as rajadas de vento, que podem chegar a mais de 70 km/h no RS. Tudo isso por conta do calor, de um corredor de umidade e mais a formação de uma frente fria, conforme a Climatempo.
No Vale do Caí, em um dia que deve ser marcado por pancadas de chuva e trovoadas, os termômetros tendem a ficar entre 20°C e 28°C.
Na terça-feira (15), o feriado de Proclamação da República será de tempo firme em grande parte do Estado, por conta da massa de ar seco, que também é fria, o que deixa a temperatura menor em comparação aos últimos dias nas regiões Norte, Sul e na faixa leste do Estado.
Por outro lado, a Climatempo avisa que não será na terça que o RS estará livre da chuva: ainda poderá haver pancadas na primeira metade do dia, especialmente no Sul, no Litoral Norte e na Serra, devido ao ciclone extratropical presente na costa do Estado, com sua frente fria avançando pela costa do Sudeste do país. Aqui pra nós a terça-feira será de sol com algumas nuvens, sem chuva, a temperatura deve variar entre 16°C e 29°C.
Fonte: Climatempo