A quinta-feira (6) é marcada por chuva forte em todo o Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo, as precipitações são acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento que podem alcançar os 100 km/h e eventual queda de granizo, isso ocorre porque o sistema de baixa pressão que atuava no Estado evolui para um ciclone extratropical, o que possibilita a formação de uma nova frente fria.
Conforme a Climatempo, os raios e ventos se concentram nas regiões norte e oeste do Estado, até as 4h desta quinta, o maior acumulado de precipitação registrado nas últimas 24h foi na Região Noroeste, com 34,6 mm, na mesma região, o vento alcançou a velocidade de 53,6km/h, por outro lado, no Sul, as rajadas de vento chegaram 69,8 km/h durante a madrugada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta na categoria laranja, que significa “perigo”, para todo o território gaúcho. A entidade prevê um acumulado de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, vento intenso (60-100 km/h), e queda de granizo. Os maiores acumulados estão previstos para as Regiões Norte, Noroeste, onde se tem previsto 72mm de chuva.
Devido à instabilidade em todo o RS, as temperaturas começam a diminuir, a mínima do dia, de 9°C, ocorreu no Sul, já a máxima, 28°C, é esperada no Norte. Aqui, a variação térmica fica entre 15°C e 24°C.
Na sexta-feira (7), o ciclone extratropical permanece influenciando no tempo do Estado, na maioria das regiões, o dia será marcado por chuva moderada, na Serra e no Litoral, há previsão de pancadas isoladas de chuva, com fraca intensidade, no Sul e no Litoral Sul podem ocorrer rajadas de vento de até 100km/h, apenas a Fronteira Oeste deve registrar sol entre nuvens.
Na Região Metropolitana e Vale do Caí a sexta-feira será de sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde, à noite tempo firme, a temperatura fica entre 15°C e 23°C.
Fonte: Climatempo