Nesta quinta-feira (26), a instabilidade retorna na maior parte do Estado. O tempo fica firme e com sol entre nuvens apenas no Noroeste, no Sul e no Litoral. Apesar da chuva, o dia será muito quente em todo o território gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo alerta para a forte onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul. O aviso é válido até sexta-feira (27), quando os termômetros devem ultrapassar os 40°C no Rio Grande do Sul.
Na Fronteira Oeste e na Campanha, a chuva deve começar ainda durante a manhã com pancadas fortes. A partir do meio-dia, a instabilidade se espalha pelo restante das regiões, no Vale do Caí deve chegar à noite. A Climatempo alerta para o risco de temporais com rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h, além de possível queda de granizo.
A máxima pode chegar a 40°C, em Alto Feliz, no Vale do Caí. Aqui pra nós, a variação térmica fica entre 23° e 38°C. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% em quase todo o Estado.
Na sexta-feira (27), o tempo ficará firme apenas no Noroeste e no Litoral Norte. Nas outras regiões, o dia será marcado por chuva e novamente há risco de temporais. As temperaturas seguem elevadas, a mínima do dia, 12°C, é prevista para São José dos Ausentes e a máxima é esperada novamente em Alto Feliz, com 41°C. Na Região Metropolitana e para nós, os termômetros variam entre 23°C e 39°C, podendo superar novamente o recorde de calor do ano na Capital Gaúcha.
Chuva não será suficiente para amenizar a estiagem.
Nesta quarta-feira (25), choveu pouco no Rio Grande do Sul, além disso, o calorão marcou presença em todo o Estado, o que piora a situação da estiagem. De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS, 161 municípios decretaram situação de emergência.
Fonte: Climatempo