A quarta-feira (18) começa com sol entre nuvens em todo o Rio Grande do Sul. Porém, no início da tarde, a chuva deve chegar ao Norte, se espalhando pelo Litoral, Sul, Vale do Caí e região metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Climatempo, a precipitação será isolada nestas regiões e não se descarta o risco de temporais. Já na Região Central, na Campanha e na Fronteira Oeste, o tempo seguirá firme. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 30%, principalmente na Fronteira Oeste e na campanha gaúcha.
O calor será predominante em todas as áreas do Estado. A temperatura mínima no Rio Grande do Sul ocorreu em São José dos Ausentes, na Serra com 13°C. Já a máxima, 37°C, está prevista para Fronteira Oeste e Região Noroeste. No Vale do Caí, a variação térmica fica entre 23°C e 31°C.
Já na quinta-feira (19), o tempo firme terá predomínio na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul. Nas outras regiões, o sol aparece pela manhã, mas, a partir da tarde, estão previstas pancadas isoladas de chuva, de forte intensidade, que podem vir acompanhadas por raios. A mínima do dia, 12°C, mais uma vez, deve ocorrer em São José dos Ausentes, na serra gaúcha. A máxima deve ser registrada em municípios do Noroeste com 36°C. Aqui, os termômetros variam entre 21°C e 31°C.
Chuva não será suficiente para aliviar estiagem
A chuva que está prevista para o Rio Grande do Sul nos próximos dois dias não amenizará a situação da estiagem. Conforme o relatório atualizado da Defesa Civil do Estado, em média 57 municípios já registraram situação de emergência por conta da estiagem. A meteorologista da Climatempo Carine Gama explica que a quantidade de precipitação poderá melhorar apenas a questão da umidade relativa do ar:
— Deve ajudar apenas para que a umidade relativa do ar melhore. Mas não muda a situação de estiagem e dos reservatórios do Estado.
Fonte: Climatempo















