No Ar :

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas Notícias:

Invalid or Broken rss link.

Prefeitura encaminha três projetos para inclusão nas escolas municipais

Os próximos meses prometem ser históricos no que se refere à inclusão de crianças com deficiência na rede municipal de ensino de Montenegro. Três projetos de lei já foram enviados à Câmara de Vereadores e, se aprovados, representarão um novo momento para a educação inclusiva, com melhor estrutura pedagógica e de apoio.

Dois projetos criam um Núcleo de Atendimento Inclusivo e um Departamento de Inclusão, atuando diretamente junto à Secretaria de Educação e Cultura para gerência de estratégias e ações conjuntas para crianças e adolescentes com deficiência física, auditiva, visual ou mental, além de alunos com altas habilidades ou déficit de aprendizagem.

O terceiro projeto autoriza a contratação de até 120 assistentes de educação inclusiva. Após a aprovação, o município abrirá processo para contratação dos profissionais que vão para as salas de aula das 28 escolas municipais para atuarem diretamente com estes alunos.

Nesta sexta-feira (10), o prefeito Gustavo Zanatta recebeu representantes da Associação Ser Autista, formada por pais de crianças com espectro autista. A presidente, Gabriela Quintana, e os demais participantes, João Maciel Danbrowski e Josiane Medtler, agradeceram ao prefeito pela elaboração dos projetos. “Nós, pais de crianças com autismo, sabemos da importância deste atendimento especializado para a inclusão nas escolas”, disse Gabriela.

O secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, e o vice-diretor da Escola Municipal Lena Pithan, Odilson Soares, também participaram da reunião.

O prefeito Gustavo Zanatta reforçou o compromisso de trabalhar pela educação inclusiva. “Sei o que pais, como vocês, esperam dos atendimentos na sala de aula. O que estamos fazendo é dar melhores condições para as crianças e para vocês, pais”, avaliou o prefeito.

Além disso, já está sendo construída no Parque Centenário a primeira praça inclusiva do Estado, com brinquedos adaptados especialmente para crianças com algum tipo de deficiência.

Fonte: ACOM Montenegro