PARECI NOVO: 7ª Citrusflor é lançada oficialmente
13 de abril de 2019
ESPORTE: Gre-Nal 419 fica no 0 x 0
15 de abril de 2019

POVOS INDÍGENAS: Semana Municipal de Conscientização sobre os Povos Indígenas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

Buscando valorizar as tradições indígenas, assim como ressaltar o respeito à pluralidade e diversidade cultural, de 15 a 18 de abril ocorre em Montenegro a Semana Municipal de Conscientização sobre os Povos Indígenas.

A abertura oficial ocorre às 9h desta segunda-feira (15), e na sequência o Seminário “Construindo respeito – luta e resistência dos povos indígenas no Brasil” na Câmara Municipal de Vereadores. Ministrado por Kassiane Schwingel, o seminário aborda a realidade dos povos indígenas hoje, desconstruindo ideias equivocadas ou preconceituosas ainda presentes do dia a dia. Também serão apresentados dados e informações sobre a população indígena hoje no Rio Grande do Sul e em Montenegro, trazendo à tona a presença indígena e a importância de reconhecer as especificidades destes povos.

Complementando a programação, ocorre do dia 15 a 18 de abril a exposição fotográfica Povo Kaingang: Vida e Sabedoria no Espaço Cultural André Zanatta, na Câmara Municipal de Vereadores. A exposição fica aberta das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. No dia 18 de abril, ocorre das 18h30min às 20h.

O Museu Histórico Nice Antonieta Schüler também recebe parte da programação do evento. De 15 a 18 de abril, o espaço recebe a exposição “Escavando informações sobre nossos antepassados”. O museu está localizado na rua Osvaldo Aranha, 2070, bairro Ferroviário e seu horário de funcionamento é das 8h às 12h e 13h30min às 16h30min.

Na terça-feira (16), a Praça Rui Barbosa recebe quatro momentos da programação. Das 9h às 16h ocorre a Feira de Arte e Artesanato Indígena. Às 14h inicia a exposição de Arte Indígena do Projeto de Extensão da UERGS: Diversidade Cultural: Memória, Cultura e Identidade Kaingang. Às 16h ocorre um momento de dança com grupo indígena e, encerrando a programação do dia, às 17h ocorre a Roda de Conversa conduzida pela líder da aldeia Por Fi Gã, de São Leopoldo, Sueli Thomas, juntamente com Rosemari Fiuza, com o tema: “Ser mulher indígena é…”. A roda de conversa também faz parte do Projeto de Extensão da UERGS.

A Semana Municipal de Conscientização sobre os Povos Indígenas é uma promoção da Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, sendo uma homenagem às comemorações ao Dia do Índio, celebrado em dia 19 de abril. Montenegro foi habitado por povos indígenas muito antes da colonização dos europeus, e, por esse motivo, é de extrema importância respeitar, debater e refletir sobre os valores educativo indígenas, preservados até os dias atuais.

Fonte e arte: ACOM

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.