Na manhã de ontem, terça-feira, 11, a Polícia Civil iniciou a segunda fase da Operação 5 Mandamentos, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.
A operação mobilizou 30 policiais civis em nove viaturas, abrangendo principalmente a região do Vale do Caí. Coordenada pela Delegacia de Bom Princípio e sob a supervisão do delegado Marcos Eduardo Pepe, a ação policial tinha como alvo o combate aos crimes de homicídio e à atuação de uma Organização Criminosa.
Além da participação da DPHPP de Caxias do Sul, contou com o apoio de policiais civis de diversas delegacias da região de Montenegro, incluindo a Delegacia da Mulher (DEAM) e as unidades de São Sebastião do Caí, Vale Real, Feliz, Pareci Novo, Salvador do Sul e Barão.
Ao todo, três indivíduos foram presos, dois deles por prisão preventiva e um em flagrante delito por posse de munições de arma de fogo de uso restrito. Todas as prisões ocorreram na cidade de Caxias do Sul.
Durante as buscas, foram apreendidas dez munições de pistola calibre .380 e cinco de pistola calibre 9 milímetros, além de um carregador de pistola e dois celulares. Entre os delitos imputados à organização criminosa está o primeiro homicídio registrado no Vale do Caí neste ano, que ocorreu como uma execução em São Vendelino no dia 6 de janeiro.
Na ocasião, Bruno Minozzo da Silva, de 33 anos, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo às margens da ERS-122, próximo ao quilômetro 35, nas proximidades de um posto de combustível na localidade de Piedade.
A vítima estava dentro de um veículo Gol e, ao parar para almoçar em um restaurante, foi abordada e morta a tiros por três indivíduos. Bruno havia acabado de deixar o Presídio Regional de Caxias do Sul e estava a caminho de Porto Alegre em um veículo de transporte por aplicativo.
Dois dias após o homicídio, um indivíduo de 31 anos, procurado pela polícia por suspeita de envolvimento no crime, foi detido pela Brigada Militar em Flores da Cunha.
Em março, a Polícia Civil deflagrou a primeira etapa da Operação 5 Mandamentos com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa atuante na Região da Serra Gaúcha, responsável por diversos delitos, principalmente tráfico de drogas e homicídios, incluindo o ocorrido em São Vendelino.