A Polícia Civil, através da 1ª DPRI de Montenegro, e a Inspetoria Veterinária da Regional Caxias do Sul, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural realizaram operação conjunta de controle e fiscalização de produtos de origem animal sem origem comprovada, ou em desacordo com as normas sanitárias vigentes.
A ação se deu em virtude de notícia-crime realizada pela área técnica à Polícia Civil, após, com o aprofundamento dos atos investigatórios, o Delegado de Polícia representou pelas medidas cautelares de busca a serem cumpridas em 4 alvos.
Na manhã de 02/07/2021, por volta de 8hs, os policiais civis, os fiscais e técnicos da Inspetoria Veterinária deram cumprimento às ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Montenegro apreendendo 77 animais [suínos, bovinos e equinos] e 755KG de carne imprópria para consumo em Salvador do Sul.
A Operação Salmonella foi assim batizada em razão de ser o gênero de bactéria mais comumente verificado em alimentos de origem animal sem controle sanitário.
A investigação está em curso na DP de Salvador do Sul.