Na manhã de quinta-feira (28), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Brigada Militar frustraram o que pode ser um dos planos de resgaste de presos mais audaciosos da história da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), na região Carbonífera do RS.
Planos, mapas com rotas de fuga e munições foram apreendidos no interior de um automóvel roubado e abandonado na rodovia ERS-401. O veículo despertou suspeita nos agentes da Susepe que faziam a escolta do preso para audiência em Porto Alegre.
Dentro do Kia Cerato estavam dois homens. A Brigada Militar foi avisada e, ao chegar ao local, os suspeitos haviam fugido, deixando abandonado o automóvel, que tinha placas clonadas. No interior do carro, havia munições, dois coletes balísticos e um suposto plano de fuga.
No croqui, há indicação de que seriam resgatados dois detentos. No entorno de um mapa da área da PASC, é indicado como seria realizada a suposta operação.Explosões seriam realizadas em dois pontos: um posto de combustíveis no acesso ao presídio e também um caminhão-tanque, mais próximo ao prédio.
Um helicóptero seria usado para levar os detentos resgatados. Homens fortemente armados ficariam em toda a região para garantir a operação. Rotas de fuga foram traçadas por Lajeado e Ronda Alta até Ciudad del Este, no Paraguai. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, o comando-gera da BM, a chefia da Polícia, a direção da Susepe e o Ministério Público estão reunidos para tratar do assunto e devem divulgar mais informações em seguida.
Informações: Portal de Notícias.