Nesta segunda-feira (24), às 15h, foram registradas, ao mesmo tempo, as temperaturas de 8°C e 32°C no Rio Grande do Sul. A menor delas ocorreu em Pedras Altas, no Sul. Já a maior foi registrada em Porto Xavier, no Noroeste. Segundo a Climatempo, esse grande contraste térmico aconteceu por causa da passagem de uma frente fria, que afetou apenas partes da Região Central, do Sul e do Litoral.
Na terça-feira (25), o dia será marcado por instabilidade em todo o Estado. A chuva ocorre em forma de pancadas fracas, alternadas com períodos de nebulosidade. No Sul, na Campanha e no Litoral Sul, chove de maneira mais forte e existe risco de temporal. Segundo a Climatempo, os acumulados nessas áreas vão ser de até 60mm, número que representa cerca de 26% da média mensal. No Litoral, as rajadas de vento podem chegar a 60 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, válido até às 10h desta terça-feira, para risco de temporal no Sul, na Campanha, no Litoral Sul e em parte da Região Central e Fronteira Oeste. Desse jeito, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As temperaturas voltam a baixar no Estado. A mínima ocorreu em Pedras Altas, no Sul com 6°C. Já a máxima, de 29°C, será registrada no Norte. No Vale do Caí, os termômetros variam pouco entre 16°C e 20°C.
Na quarta-feira (26), há, ainda, risco de temporal em todo o Estado. Contudo, ainda segundo a Climatempo, os acumulados vão ser menores do que na terça-feira. No Sul e na Campanha, os acumulados devem ser de até 30mm.
A temperatura segue em declínio. A mínima de 5°C está prevista para Pedras Altas, no Sul. A máxima ocorre no Norte. No Vale do Caí, a quarta-feira vai ser de tempo nublado, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento do dia, a variação térmica fica entre 14°C e 23°C.
Fonte: Climatempo