Os apelos das autoridades pelo fim das aglomerações, principal forma de difusão do novo coronavírus, ainda não estão surtindo o efeito desejado. A transmissão da Covid-19 segue alta e posiciona a estrutura de atendimento da saúde à beira do colapso.
Montenegro já tem 4.043 casos confirmados, com 58 mortes, das quais 16 somente em fevereiro. Diante desse quadro, o prefeito Gustavo Zanatta publicou o decreto 8.274.
Pelo texto, que vigora a partir de hoje, o Parque Centenário fica interditado para o público, exceto para uso em ações de vacinação. Além disso, está proibida a permanência de pessoas no entorno da Estação da Cultura, no Cais do Porto, em praças, espaços de convivência e no acesso ao Morro São João.
O decreto ainda proíbe qualquer outra atividade, independente do local, que provoque aglomerações. O prefeito lamenta que esteja havendo a necessidade de fazer as proibições, mas lembra que é preciso pelo bem de toda a comunidade.
“Este é um momento de sacrifícios e de empatia, de se cuidar e de cuidar dos outros. Com os leitos dos hospitais lotados, qualquer um está correndo risco de morte, ainda que seu problema de saúde não seja a Covid-19”, enfatiza.
“Quanto mais os montenegrinos colaborarem, mais cedo poderemos rever a situação”, conclui.
Para ler o Decreto nº 8.274 na íntegra, acesse:
Informações e ilustração: Acom