A partir desta semana, a Prefeitura de Montenegro disponibiliza novos agentes comunitários de saúde (ACS) para atuarem no interior e nos bairros do município. São oito profissionais que terminaram, na última quinta-feira (03), o curso de capacitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e estão iniciando o trabalho com a população.
Os bairros que receberam os agentes são Imigração, Faxinal, Porto Pereira, Timbaúva, Santa Rita, Estação e Imigração, e as localidades de Linha Catarina e Santos Reis. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município, Camila Anversa, será um reforço para o time da Secretaria que já trabalha com as comunidades.
“São profissionais que desenvolvem um serviço importantíssimo junto à sociedade”, enfatiza. Segundo Camila, o agente realiza a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade.
Eles têm como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora da Atenção Básica ainda salienta que a Secretaria segue atuando para melhorar o serviço que chega até as comunidades. “Tendo mais acesso à saúde, a população adquire mais qualidade de vida”, destaca.
Ao todo, o município conta, agora, com 58 ACS’s para o atendimento à população.
Novos agentes
Denise Duarte – Bairro Santa Rita – USF 6 Timbaúva
Everton Grimaldi Corrêa – Timbaúva – USF 6
Luana Silveira e Kelli Massena – Estação – USF 6
Lenita Vicente – Imigração/Faxinal – USF 5 V Centenário
Tatiane Flach de Paula – Imigração – USF 5 Centenário
Cledimara Kertermann – Linha Catarina – USF 7 Centro
Paula Muller – Santos Reis – USF 7 Centro
Fonte: Acom Montenegro RS