Ainda não há uma data certa para a chegada da vacina da Covid-19 no Estado e, principalmente, na cidade. Tampouco, qual dos imunizantes em fabricação será disponibilizado.
No entanto, a Prefeitura Municipal de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está se antecipando e realizando todo o processo organizacional para, quando estiver disponível, a aplicação seja ágil e eficiente.
Essa foi a pauta de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira. A secretária Cristina Reinheimer conversou com a enfermeira responsável pelas Imunizações, Nicole Ternes, e com a coordenadora da Atenção Básica, Andreia Coitinho da Costa, para definir os primeiros passos da vacinação em Montenegro.
Uma das ações que já está sendo desenvolvida pelo setor é a compra de insumos, como seringas, agulhas e algodão, via Consórcio Cis/Caí. A medida é uma forma de prevenção caso o Município não receba o quantitativo necessário destes materiais.
“Estamos fazendo isso para que não ocorra a falta de materiais quando a vacina chegar”, ressalta Cristina. Outra providência diz respeito ao processo organizacional de aplicação das doses.
Neste momento, o setor está planejando a separação das equipes de trabalho. Serão, pelo menos, 12 servidores por equipe, divididos nas fases de registro, aplicação, controle e segurança.
“Mesmo na aplicação temos, ainda, de manter os protocolos de distanciamento social”, enfatiza a secretária. Neste momento, a SMS possui sete câmaras de vacinação normal para abrigar as doses.
Elas permitem o acondicionamento dos imunobiológicos em temperaturas que vão de 2 a 8 graus. Não servem, portanto, para o uso caso os imunizantes liberados sejam os da Pfizer e Moderna, que requerem freezers que os mantenham a temperaturas de 70 graus negativos e 20 graus negativos.
Neste caso, o governo do Estado deve fornecer os equipamentos. Durante o encontro desta sexta, também foi destacado que a Secretaria de Saúde fará a vacinação conforme as orientações do Ministério, tendo em vista que o município não tem autonomia para decidir a ordem dos grupos prioritários.
Montenegro segue no aguardo de um informativo que será emitido pelo Governo Federal com estas orientações. Para garantir a segurança de pacientes e funcionários, as vacinas contra a Covid não serão aplicadas nas Unidades de Atenção Básica do município para evitar aglomerações.
Está em estudo a instalação de uma espécie de “drive thru” no Parque Centenário e algumas ações nos bairros. Para as crianças, no entanto, haverá um local específico.
“Elas necessitam de um lugar diferenciado para receber a vacina”, ressalta a enfermeira responsável pelas Imunizações. No período de vacinação contra a Covid-19, as Unidades Básicas seguirão o seu atendimento eletivo normal.
Informações serão repassadas
Na reunião também ficou definido que todas as informações e detalhes da vacinação da Covid-19 serão repassadas, de forma imediata, para a população. Através da imprensa e das páginas da Prefeitura Municipal de Montenegro e do Setor de Imunizações nas redes sociais serão veiculados todos os detalhes que envolvem a campanha.
“A população pode ficar tranquila que informaremos todos os detalhes sobre a aplicação das doses, locais e horários”, garante a secretária.
Informações: Acom