A chama, símbolo máximo dos festejos da Semana da Pátria, já está na cidade de Montenegro aquecendo o sentimento patriótico dos montenegrinos. Trazido pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, o fogo simbólico começou a emanar seu calor logo cedo da manhã, na Estação da Cultura.
Para marcar a chegada, um ato solene foi organizado, reunindo autoridades locais, militares e membros da comunidade. Logo no início da solenidade, o 2° vice-presidente da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul e responsável pela equipe de condução da centelha, coronel Ataíde Moraes Rodrigues, entregou, nas mãos do prefeito Gustavo Zanatta, o fogo simbólico que foi colocado na pira, que ficará até o dia 7 de setembro na Estação da Cultura.
Durante o evento, aconteceu também a distinção à homenageada da Semana da Pátria no município: a professora e ex-secretária de Educação, Vera Rübenich Zanchet. Durante o seu discurso, ela reforçou toda a dedicação à educação, lembrando do marido, também educador, Jaime Zanchet.
“Juntos, temos uma vida de entrega ao ensino. Fico muito feliz e honrada pela homenagem na minha cidade, que tanto amo”, disse a professora. O tema municipal da Semana da Pátria 2022 é os 100 anos do Palácio Rio Branco, que completa o seu centenário no dia 7 de setembro.
Sede da Prefeitura de Montenegro, o Palácio foi inaugurado justamente na data em que se celebrou os 100 anos da Independência do Brasil. O espaço, no início, abrigou a antiga Intendência de São João de Montenegro.
O prédio foi idealizado pelo engenheiro Ernesto Zietlow, que nasceu na Alemanha e veio para o Brasil em 1882. Segundo o responsável pela equipe de condução da centelha, coronel Ataíde Moraes Rodrigues, Montenegro é o primeiro município na trajetória do fogo simbólico.
O prefeito Gustavo Zanatta destacou a importância do amor à pátria. “É importante valorizarmos nossa história. Pensando nisso, preservaremos o Palácio Rio Branco, com uma reforma que lhe dará o tratamento que merece”, disse.
O evento também contou com música oferecida pela banda marcial da Escola José Pedro Steigleder, sob regência voluntária do ex-aluno Michael Vinícius.
Quem é a homenageada da Semana da Pátria na cidade?
Nascida em Montenegro, em 21 de abril de 1945, Vera Luiza Rübenich Zanchet é formada em Pedagogia pela Unisinos, com habilitação em supervisão escolar, tendo especialização em habilidades técnicas de ensino.
Atuou em várias escolas, tanto na docência como em funções técnico-administrativas, bem como em órgãos de administração do ensino em Montenegro, no Estado e nacionalmente. Na escola Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente, foi vice-diretora à época da implantação.
No Colégio São José, ensinou no curso normal, desenvolvendo projeto junto às crianças da Vila Esperança, iniciativa extraclasse, geradora da experiência pedagógica “Escola Aberta Esperança”.
Além disso, Vera foi membro do Conselho Municipal de Educação, tendo ocupado a presidência em 1987/1988. A homenageada passou a trabalhar no governo em 1989, assessorando Nice Antonieta Schuler na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, quando liderou a implantação da informática nas escolas do município.
De 1993 a 1996, foi secretária de Educação de Montenegro. Vera atuou como consultora do fundescola, do Ministério da Educação, no programa de apoio aos secretários municipais de educação (Prasem) e no Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-conselho).
A educadora também foi membro do Conselho Estadual de Educação, em três mandatos, representando os secretários municipais de educação e o Governo do Estado, ocupando a presidência em 2003/2005.
Em 2007, foi agraciada pelo Governo do Estado com o troféu Ana Terra, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher.
Informações: Acom Montenegro