Nesta semana a agência montenegrina do INSS disponibilizou aos usuários uma urna – nesse caso uma caixa – para a colocação de cópias de documentos pessoas nescessário para a continuidadade do serviço.
Esta alternativa foi criada para que os segurados possam cumprir as exigências necessárias à conclusão dos seus processos. A unidade de atendimento continua fechada, em virtude da pandemia, ao menos até o dia 24 de agosto.
O principal motivador desse novo formato é a dificuldade que os cidadãos estão tendo para anexar os documentos faltantes pelo aplicativo Meu INSS. Além da documentação solicitada na exigência, é preciso colocar dentro do envelope lacrado o Formulário de Cumprimento de Exigência Expressa.
O segurado retira o Formulário ao lado da urna e preenche todas as lacunas (nome completo, endereço com CEP, e-mail, data de entrega do envelope e relação de documentos), assinando, ao final, a autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas. Não se faz necessário colocar informação alguma do lado de fora do envelope.
A medida NÃO se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença, que só podem ser anexados pelo site Meu INSS.