O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou em queda de 3,08% na última sexta-feira (30) alcançando o seu menor patamar desde maio, aos 121.800,79 pontos.
Em meio à elevação das preocupações sobre a inflação e política interna, o indicador acumulou perda de 2,6% na semana e de 3,94% no mês. No ano, ainda registra uma alta acumulada de 2,34%.
O mercado externo também pesou no saldo negativo do índice, com as dúvidas a respeito do encerramento de estímulos à economia no mercado americano e as ofensivas das repressões regulatórias de Pequim, que segue alterando diversas regras para os setores de tecnologia e educação privada.
Para esta semana, os investidores deverão continuar atentos aos indicadores econômicos, principalmente ao de inflação, que se apresentam distantes dos centros das metas definidas pelos bancos centrais (tanto o brasileiro quanto o americano), e aos de atividades.
Nesta segunda-feira, teremos a divulgação do Boletim Focus, que indicará qual será a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reunirá na próxima quarta-feira (4) anunciando a taxa de juros no dia seguinte.
O mercado continua indeciso à respeito do aumento da Selic, projetando uma alta entre 0,75 e 1 ponto percentual (p.p) na taxa. Outro ponto de grande atenção é o campo político brasileiro, com o desfecho das mudanças tributárias, propostas no final de junho pelo governo federal, devendo ocorrer nas próximas semanas.
Enquanto isso, a temporada de resultados corporativos continuará repercutindo nos mercados, tanto por aqui quanto lá fora. Lá fora, as atenções seguem voltadas para o crescimento dos casos da variante Delta do covid-19, embora alguns dados de atividade tenham mostrando um quadro de recuperação das economias.
No entanto, os investidores permanecem receosos quanto à elevação da inflação americana e aguardam por mais indícios do encerramento de estímulos pelo governo dos EUA.
Outro ponto que pode manter o desconforto no mercado são as ações regulatórias mais firmes para setores como o de tecnologia e as medidas de controle de preços de commodities, como a decisão da China de reduzir a sua produção de aço, que fez o preço do minério de ferro recuar.
Agenda Econômica
Para esta segunda-feira (02) a agenda econômica reserva no Brasil o relatório do Boletim Focus, o PMI industrial e a balança comercial mensal de julho. No calendário corporativo, teremos a divulgação das empresas BB Seguridade (BBSE3), Marcopolo (POMO4), Porto Seguro (PSSA3), PetroRio (PRIO3), Cielo (CIEL3), Pague Menos (PGMN3), Itaú Unibanco (ITUB4), Fertilizantes Heringer (FHER3) e Copasa (CSMG3
Informações: Trademap