No Ar :

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas Notícias:

Invalid or Broken rss link.

Ibovespa cai 2,75% e volta aos 107 mil pontos; cenário político e exonerações no Ministério da Economia estão no radar

Em dia de perdas generalizadas, o Ibovespa, principal índice da B3, fechou em forte queda de 2,75% na quinta-feira (21) aos 107.735 pontos, com investidores preocupados com a deterioração da situação fiscal do país. Dentro do Ibovespa, as únicas ações que fecharam no campo positivo foram as da Suzano (SUZB3), que subiram 1,47% após o anúncio de antecipação do plano de remoção de 40 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera para 2025, e os papéis da BB Seguridade (BBSE3), que tiveram leve valorização de 0,80%. As units da Klabin (KLBN11) fecharam estáveis.

A maior perda do índice ficou com a Getnet (GETT11), cujas units registraram queda de 19,76% após sua estreia na B3 na segunda-feira.  Entre os destaques do dia, a comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios modificou a regra do teto de gastos.

A mudança utiliza uma nova metodologia, que leva em consideração o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de janeiro a dezembro, e não mais o período de junho a junho. Se a alteração for aprovada, o governo passa a poder elevar gastos em 8,7%, que é a inflação prevista por analistas de mercado para este ano.

Quando essa folga maior é somada à prorrogação de parte do pagamento dos precatórios, o espaço no Orçamento de 2022 passa a ser de aproximadamente R$ 83 bilhões. Vale destacar que este espaço no orçamento será utilizado para financiar o reajuste de programas sociais dentro do teto dos gastos.  

Para piorar a situação, o mercado externo contribuiu para a derrocada da bolsa brasileira. com as preocupações quanto ao setor imobiliário chinês e a elevação da inflação global.  Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou próximo da estabilidade, com leve queda de 0,02%, para 35.603 pontos; o S&P 500 teve alta de 0,30%, aos 4.549 pontos; e o Nasdaq subiu 0,62%, aos 15.215 pontos.

Agenda Econômica

Para esta sexta-feira (22) a agenda vem esvaziada de indicadores. Assim, as atenções continuam voltadas para o cenário político, com as exonerações de Bruno Funchal, secretário especial do Tesouro e Orçamento, e Jeferson Bittencourt, secretário do Tesouro Nacional, devendo repercutir no humor dos investidores.

A debandada no Ministério foi ainda maior, com a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, deixando seus cargos. De acordo com a pasta, os membros do Ministério saíram por razões pessoais.

Na agenda econômica externa, haverá a divulgação de dados de diversos índices gerentes de compras (PMIs). Sairão os PMIs da Alemanha, Zona do Euro e Estados Unidos. 

Informações: Trademap