Globalmente, cerca de 25 % de todas as espécies animais e plantas estão ameaçadas de extinção. As alterações climáticas são uma das principais razões.
Os recursos da diversidade biológica são os pilares sobre os quais construímos civilizações. Os peixes fornecem 20 % da proteína animal a cerca de 3 bilhões de pessoas.
Mais de 80 % da dieta humana é fornecida por plantas. Até 80 % das pessoas que vivem nas zonas rurais nos países em desenvolvimento dependem de medicamentos tradicionais baseados em plantas para cuidados de saúde básicos.
Mas a perda de biodiversidade ameaça tudo, incluindo a nossa saúde. Foi provado que a perda de biodiversidade poderia expandir zoonoses – doenças transmitidas de animais para o ser humano – enquanto, por outro lado, se mantivermos intacta a biodiversidade, oferece excelentes ferramentas para lutar contra pandemias como as causadas por coronaviruses.
” À medida que invadimos a natureza e esgotamos habitats vitais, o número crescente de espécies estão em risco. Isso inclui a humanidade e o futuro que queremos,” disse o Secretário-Geral da ONU Antonio Guterres.
A foto é da competição de Calendário OMO 2020
Fotógrafo Robert Marchant, Laikipia, Quênia
Texto: World Meteorological Organization