As chuvas que atingem a região desde a noite de sábado já somam um acumulado de 66 milímetros e estão provocando a elevação do nível do Rio Caí em Montenegro. No principal ponto de monitoramento, no Passo do Manduca, a água está agora em 3,0 metros, com elevação média de 20 centímetros por hora.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Clóvis Pereira, a chamada cota de alerta é de 4 metros. “Ainda falta bastante, mas, se continuar chovendo, devemos atingir este índice até o meio da tarde”, analisa.
Em Montenegro, o Rio Caí transborda quando atinge 6 metros. “Como também segue chovendo na Serra e no Vale do Paranhana, muita água deve chegar ao longo do dia, o que torna o risco de enchente uma possibilidade real”, ressalta Clóvis.
A equipe da Defesa Civil já acionou o plano de contingência para as cheias, colocando sua equipe em prontidão para eventuais operações de socorro em caso de inundação. Também participam desse esforço diversas secretarias municipais e o Corpo de Bombeiros.
Informações: Acom Montenegro RS