A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (SMGEP), abriu edital para contratação de empresa especializada para realizar serviço de inventário de patrimônio histórico/cultural edificado em Montenegro.
O projeto visa implantar um sistema que permita um controle efetivo sobre os bens do município de forma otimizada e que também proteja as edificações de real valor para a história local.
O inventário é um instrumento de conhecimento do perfil e da cultura de um município e uma importante ferramenta de gestão, planejamento urbano e indutor de políticas públicas de cultura.
De acordo com o arquiteta da SMGEP, Valéria Wollmann, esse é um documento fundamental para nortear ações de políticas públicas de preservação, sem contar que está relacionado ao Turismo e à Economia do município.
“É uma forma, também, de buscar a resolução de um problema histórico”, salienta. Desde 2012, o Município possui uma lei que dificulta o entendimento sobre o que exatamente deve ser preservado.
O serviço deverá ser realizado seguindo o Sistema de Rastreamento Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE/RS). Além disso, tem como objetivos reconhecer, valorizar e subsidiar a proteção e preservação dos bens culturais; produzir conhecimento e documentação/acervo do Patrimônio Cultural Municipal; organizar, formatar as informações e construir o acervo documental através de meio digital e físico, entre outros.
Para participar, a empresa deve comprovar especialização na prestação de serviços de inventário de patrimônio histórico edificado, de acordo com as especificações e os detalhamentos que constam no edital.
O documento está disponível no site www.montenegro.rs.gov.br, na aba Portal da Transparência.
Fonte: Acom Montenegro