No Ar :

Baixe nosso app

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas Notícias:

Invalid or Broken rss link.

Município dá início à terceira etapa da volta às aulas

As escolas da rede pública municipal deram início, nesta segunda-feira (17), à terceira etapa da volta às aulas presenciais. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) prevê o retorno total de 300 crianças do Berçário 2, na Educação Infantil; e 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Nas últimas semanas, já haviam retornado Jardins, Maternais, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, aos poucos, as escolas vão ganhando vida.

Segundo ela, a orientação é a aplicação rígida dos protocolos para a segurança de estudantes e professores. Na Escola Municipal Gente Miúda, no centro da cidade, o retorno, na manhã desta segunda, foi considerado tranquilo e com alunos já habituados aos protocolos.

Conforme a diretora Carla Araújo, os estudantes estavam ansiosos para o retorno e preocupados com a máscara e o álcool em gel. “Eles vieram bem preparados de casa. Não estranharam a medição de temperatura, nem os funcionários com jaleco”, enfatiza.

Até o momento, 120 crianças regressaram no educandário. Na Escola Municipal José Pedro Steigleder, ocorreu o retorno dos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

De acordo com a diretora Andréia Haas Röder, a volta às atividades presenciais teve pouca adesão, com menos da metade dos alunos presente. A diretora destaca que foi um regresso tranquilo, com estudantes receosos, mas cumprindo rigorosamente os protocolos de higienização e distanciamento social.

Para ela, até as salas de aula estão diferentes. “Estamos acostumados com cartazes espalhados, a sala enfeitada. Com as medidas, tudo que está exposto precisa ficar plastificado”, salienta Andréia, ressaltando que, com o tempo, todos vão se habituando.

Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, o modelo é híbrido, ou seja, com aulas presenciais nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras; e à distância nas sextas-feiras, para a higienização dos espaços.

As turmas serão divididas em duas. Numa semana, metade vai para a sala de aula e a outra fica em casa, tendo aulas on-line. Na outra, ocorre a inversão. A escala de retorno será concluída dia 24, com o regresso dos alunos de 8º e 9º anos.

De volta depois de mais de um ano sem aulas, a estudante Ísis Greinert, 11 anos, do 6º ano, estava com saudades do ambiente escolar. Ela destaca como “interessante” o retorno à escola e já viu muitas diferenças das aulas antes do coronavírus.

“Antes tinha recreio, podíamos brincar, agora não dá mais”, revela. Ísis não se incomoda mais com o uso de máscara e com a higienização com álcool em gel. Segundo ela, esses protocolos já faziam parte do seu dia a dia desde o início da pandemia da Covid-19.

Informações: Acom