Diversas atividades serão desenvolvidas, no próximo mês, para celebrar o Setembro Amarelo no município. A Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), organiza ações como panfletagem, roda de conversa e caminhadas para ressaltar a prevenção ao suicídio.
O primeiro evento será já no dia 1º de setembro. Na oportunidade, haverá uma panfletagem na Praça Rui Barbosa com o intuito de conscientizar a população sobre o a importância da prevenção ao suicídio.
A mesma atividade acontecerá no sábado (02), às 10h, só que na Praça Timbaúva. A ação está marcada para iniciar às 10h. No dia 6, a Igreja da Comunidade de Porto Pereira de Montenegro receberá uma roda de conversa sobre o tema com apoio da Emater.
No dia 15, às 10h, acontece caminhada e roda de conversa na Unidade de Saúde da Família (USF) 4. Encerrando a programação, acontecerá uma palestra com Valdir Tadeu Hoff, coordenador do Serviço Comunidade do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Novo Hamburgo.
O evento será no Therezinha Petry Cardona e as inscrições (por meio da doação de 1 kg de alimento não-perecível) podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/SetembroAmarelo2023 . As vagas são limitadas.
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de HIV, Malária ou Câncer de mama, ou guerras e homicídios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, Tuberculose e violência interpessoal. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021, houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.
Informações: Acom Montenegro RS