No Ar :

Baixe nosso app

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas Notícias:

Invalid or Broken rss link.

Estudo aponta que com os gastos com pacientes internados por Covid-19 em 2020 seria suficiente para comprar vacinas para toda a população do país

É uma conta difícil. A análise pública sobre o combate à pandemia envolve os custos econômicos das quarentenas e os tristes efeitos pessoais de vidas perdidas.

Mas um estudo da empresa de gestão hospitalar Planisa busca trazer um outro número a esse debate: o gasto dos hospitais para atender os pacientes da covid-19.

Levantamento da Planisa feito em hospitais públicos estima que, com o valor gasto com pacientes de covid-19 que precisaram ser internados no ano passado, o Brasil conseguiria comprar vacinas para toda a população — e com sobra.

Ao todo, a estimativa é que o Brasil tenha gasto 14,5 bilhões de reais em atendimento hospitalar aos pacientes com covid-19 (sem incluir ainda atendimento fora dos hospitais ou no qual o paciente não precisou de internação).

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil internou no período entre março e dezembro passado 579.026 pessoas, valor que foi usado pela Planisa para a estimativa.

Com esse montante, seria possível comprar vacinas da AstraZeneca (a cerca de 30 reais) para 241,5 milhões de pessoas tomarem duas doses. Mesmo vacinas mais caras seriam abarcadas por esse valor em grande medida, o suficiente para vacinar mais do que os 210 milhões de habitantes brasileiros.

Atualmente, o Brasil vacinou cerca de 4% da população. O valor vem da amostra do estudo da Planisa, feita em nove hospitais de três regiões brasileiras. O custo de um paciente internado nesses hospitais foi em média de 25.006,21 reais, e cada paciente passou em média quase nove dias internado.

“Ou seja, com somente um paciente internado, é possível vacinar mais de 400 pessoas com duas doses. A imunização é mais barata do que qualquer tratamento”, diz Eduardo Agostini, diretor da Planisa.

Informações: Exame