No Ar :

Baixe nosso app

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas Notícias:

Invalid or Broken rss link.

Creas realiza mais de 100 atendimentos mensais em Montenegro

Equipe do órgão público atua com alta de acolhimentos de pessoas devido à pandemia. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um serviço que atende famílias e pessoas que necessitam de proteção especial de média complexidade.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), por meio da Diretoria de Assistência Social, o órgão realiza diariamente o acompanhamento de pessoas que vivem em situação de violação de direitos ou violências.

Neste ano, o Centro tem realizado por volta de 100 atendimentos mensais em sua sede. Nesta segunda-feira (05), o prefeito Gustavo Zanatta, acompanhado do chefe de gabinete, Renan Boos, esteve no Creas conversando com a equipe que atua no local e sabendo mais sobre a realidade do trabalho realizado.

De acordo com a coordenadora do Creas, Carliane Pinheiro, esse número envolve os acolhimentos, acompanhamentos e atendimentos que acontecem no local. Ela ainda destaca que houve um crescimento na demanda devido à pandemia da Covid-19.

“A questão social causada por essa situação que estamos vivendo fez com que mais pessoas procurassem o serviço”, explica Carliane. No Centro, são ofertados atendimento e acompanhamento psicossocial para famílias e pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou direito violado.Segundo a coordenadora, o objetivo é proporcionar o acolhimento especializado às famílias com crianças e adolescentes nas situações de abuso e exploração sexual, discriminação por orientação sexual, situação de rua, abandono, violência, negligência de idosos, violação de direitos e demais pessoas vítimas de violência que necessitem de proteção social.

As famílias e indivíduos que necessitam do serviço podem acessá-lo de duas formas: encaminhados pelos serviços da rede socioassistencial, como o Serviço Especializado em Abordagem Social, ou outros setores públicos, como o Conselho Tutelar, Fórum, Secretaria de Saúde e Educação; ou pela procura de forma voluntária, solicitando o atendimento diretamente no CREAS.

Carliane salienta que o trabalho desenvolvido no setor é de extrema importância e que está disponível para toda a comunidade. “O Creas busca garantir a segurança de acolhida, do convívio familiar, a segurança de desenvolvimento de autonomia individual, familiar e social, entre outros”, enfatiza.

Atendimento no CentroO Creas está localizado na rua João Pessoa, nº 2204, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O telefone para contato é 3649-1480. A comunicação também poder ser feita por e-mail, por meio do endereço smhad.creas@montenegro.rs.gov.br.

A equipe técnica do Centro é composta por assistentes sociais, psicóloga e educador social.

Informações: Acom