Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são esperados volumes de chuva entre 70 a 110 mm, por dia, nas Missões, Noroeste, Centro, Vales e Região Metropolitana. O Vale do Caí deve ter tempo instável nesta segunda-feira (13), com chuva a qualquer hora e risco de temporais.
Conforme meteorologistas, da Climatempo, além da atuação de um sistema de baixa pressão no Paraguai, que vai contribuir para a formação de áreas de instabilidade ao longo de quase toda a semana, uma nova frente fria também irá avançar pelo Rio Grande do Sul entre a noite de domingo e a segunda-feira.
Por conta desse cenário, o Estado deve concentrar a maior quantidade de chuva no país. Ela reforça que o alerta para pancadas fortes e risco de acumulados altos nesta segunda-feira vale para todo o Estado.
Vai ser um começo de semana com tempo fechado e chuvoso com potencial de temporais, ventos que podem variar entre 50 a 70 km/h em algumas regiões da metade Norte, Serra e Litoral ao longo dia.
Na terça (14), essa frente fria começa a se afastar. Será uma semana instável, com bastante chuva nestes primeiros dias, muita atenção para ventania e possibilidade de eventual queda de granizo em decorrência desta formação de nuvens de temporais.
Vamos ter essa umidade devido à baixa pressão no Paraguai, favorecendo muitas nuvens no Centro-Norte e Litoral. Pode chover desde cedo, uma chuva persistente e com potencial ainda para temporais.
Na Fronteira Oeste, em Bagé e Pelotas, deve garoar e a instabilidade mais pesada começa a diminuir. Na quarta-feira (15) ainda haverá bastante umidade, mas com possibilidade de aberturas de sol, ainda com muitas nuvens em todas as regiões gaúchas. Os temporais devem ficar mais concentrados nas regiões Sul, Nordeste e Serra.
Coordenador do 8º Distrito de Meteorologia de Porto Alegre do Inmet, destaca que essa instabilidade é resultado da continuidade do impacto do El Niño, que provoca chuvas mais fortes, persistentes e volumosas.
Fonte: Climatempo