Isso ocorre devido a influência de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com o fluxo de ar quente vindo do norte do Brasil.
A chuva ocorrerá em forma de pancadas, as quais devem ocorrer a qualquer momento do dia, alternadas com períodos de nebulosidade em todo o território gaúcho. Algumas cidades da Região Metropolitana poderão registrar tempo firme durante os intervalos das precipitações.
Os maiores acumulados do dia, 32 milímetros, vão ser registrados em municípios da Fronteira Oeste.
No Vale do Caí a quinta-feira vai ser de tempo instável, com forte cerração pela manhã e pancadas de chuva intercaladas com períodos de céu nublado no decorrer do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido das 12h desta quinta-feira até as 18h do próximo domingo (24), para onda de calor no Rio Grande do Sul. Os termômetros do Norte, do Noroeste, da Serra e de parte do Litoral Norte podem ficar até 5°C acima da média. A instituição também emitiu um alerta amarelo, válido até as 10h da quinta-feira, para risco de temporal em todo o Estado.
As temperaturas da Metade Sul devem ser as mais baixas devido ao acúmulo de nuvens que diminui a ação do sol. A mínima, de 12°C, foi marcada em Pedras Altas, no Sul. A máxima será registrada pelos termômetros do Norte com 36°C. No Vale do Caí a variação térmica fica entre 20°C e 30°C.
Devido ao avanço de uma nova frente fria, o tempo deve continuar instável na sexta-feira (22). Na Metade Norte, as pancadas de chuva devem ter intensidade entre moderada e forte, sendo acompanhadas por queda de raios. Na Metade Sul deve predominar o céu nublado, com precipitação moderada ao longo do dia.
A mínima de 11°C deve ser registrada novamente em Pedras Altas, no Sul. A máxima ocorre no Norte com 37°C. No Vale do Caí, a variação térmica fica entre 20°C e 26°C.
Fonte: Climatempo