Além disso, por conta de uma intensificação da corrente de ar quente e úmido sobre o Rio Grande do Sul, há chance da temperatura passar dos 30ºC em várias cidades, especialmente do Norte. Em Vicente Dutra, a máxima deve ser de 34ºC. Já no Vale do Caí, os termômetros variam entre 15°C e 20°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até as 23h59min desta terça-feira, para risco de temporal no Rio Grande do Sul, apenas o Extremo Sul não está englobado pelo marcador. A chuva no Estado pode atingir até 100 mm ao dia e as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, destaca o Inmet.
Para se ter ideia do volume de chuva, para setembro todo, o acumulado de água fica ente 100 mm e 180 mm, sendo o Norte a região com maior volume.
De acordo com a Climatempo, os maiores acumulados do dia devem ser registrados em diferentes regiões do Estado, como no Litoral Norte, na Serra, na Fronteira Oeste, Região Metropolitana e no Vale do Caí.
A instabilidade deve perder força na quarta-feira (27) na Fronteira Oeste e no Noroeste. Contudo, no Litoral, no Sul, Região Metropolitana e no Vale do Caí ainda deve ter pancadas de chuva que vão ser intercaladas com períodos de céu nublado. As temperaturas reduzem de maneira considerável em todo o Estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio.
Fonte: Climatempo