De acordo com a Climatempo, as rajadas de vento na costa gaúcha devem atingir até 80 km/h, principalmente no Litoral Norte. Vale destacar que esse ciclone não vai chegar em nenhuma área do Estado, permanecendo apenas em alto mar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido das 6h às 23h59min desta quarta-feira, para risco de forte vento em toda a extensão do Litoral. O órgão chama atenção para o fato de que construções sobre as dunas de areia estão sob risco.
A ação de uma frente fria associada ao ciclone no oceano forma pancadas de chuva, que atingem boa parte do Estado. A precipitação mais intensa ocorre no Norte, sendo que existe o risco de temporal.
Na Região Metropolitana, no Vale do Caí, no Sul, no Litoral e na Serra, as pancadas de chuva ocorrem entre períodos de céu nublado. O tempo fica firme em áreas como a Fronteira Oeste, o Noroeste e em parte da Campanha. A partir da tarde, a chuva deve parar na Região Central.
Os maiores acumulados do dia, 24 milímetros, serão registrados em cidades do Norte. Já na Região Metropolitana e no Vale do Caí, deve chover 10 mm, o que corresponde a 7% na expectativa mensal, embora setembro já tenha excedido muito.
A temperatura mínima foi marcada em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra com 4°C. Já a máxima, 24°C, ocorre em cidades do Norte. No vale do Caí, os termômetros variam entre 13°C e 18°C.
O tempo volta a firmar em grande parte do Estado na quinta-feira (28), com sol entre nuvens predominando na maior parte das regiões. Contudo, ainda existe chance de chuva no Norte, mas as pancadas vão ser de fraca intensidade e acompanhadas de descargas elétricas. Na Fronteira Oeste, existem condições para névoa na primeira metade do dia. A mínima, 2°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima vai ser registrada no Norte com 27°C. No Vale do Caí, sol entre nuvens e a variação térmica fica entre 11°C e 19°C.
Fonte: Climatempo